terça-feira, 29 de junho de 2010

Pessoas são pessoas, em qualquer lugar (People are people - everywhere)

Bom dia a todos!

Bom, deixa eu por as coisas em dia por aqui, afinal faz um tempo que não escrevo nada. As fotos vão ficar pra mais tarde, pois o cabo para transferir as fotos, mais uma vez, insistiu em ficar em casa.... bons tempos quando eu atravessava a rua e estava em casa!

Primeiro, vamos falar de trabalho: so far, so good! Tudo indo de vento em popa, com bastante tempo para ler e com o primeiro trabalho nos ajustes finais. Se tudo correr bem, amanhã termino minha parte nessa primeira colaboração e posso voltar o foco pro trabalho que que trouxe do Brasil. Engraçado como aqui o tempo rende... essa história de não parar para o almoço é meio chata no começo, mas o fato de estar em casa às 16:30 todo dia é um belo benefício... principalmente agora no verão, pois fica tudo mais bonito.

Ah, outra coisa legal: agora já tenho minha identidade de residente regular, com seguro saúde e tudo. O bom é que com isso eu já pude abrir minha conta e minha bolsa deve estar à caminho - pelo menos eu espero!

Agora vamos pro resto: como tem sido a vida aqui?

Confesso que antes de vir estava com um pouco de (leia-se muito) medo... todos me falavan sobre o quão fechado os scandinavos eram.... bom, acho que até agora não estou na Escandinavia.
Semana passada tive compromisso quase todos os dias, cada dia um lugar diferente, é claro que a copa do mundo está ajudando, mas, de uma maneira ou de outra, a minha lista de amigos e amigas tem aumentado bastante. O legal é que normalmente as coisas começam cedo, lá pelas 18:00 e se estendem até mais tarde, pois está claro até meia noite, meia noite e meia.

Na quinta feira fui assistir o jogo da Dinamarca com o pessoal da faculdade. o centro da cidade estava lotado de gente com a cara pintada... a praça com telões e lotada de gente.... pena o resultado do jogo! seria legal aquela comemoração por mais uns jogos!
Na sexta -feira teve o jogo do brasil, e fui assitir em um barzinho com um pessoal de um grupo chamado Aarhus internationals, que conheci aqui na Faculdade. eles sempre se reunem para fazer alguma coisa, seja para um passeio de bicicleta, seja para ver um jogo, seja para tomar umas e outras no sábado à noite. Legal foi ver o jogo com gente da Alemanha, Inglaterra, Holanda, EUA... pessoal gente fina e na mesma barca que eu, uns a mais tempo, outros a bem mais tempo...

Voltei para a moradia e haveria a festa de despedida de dois amigos do meu andar. A festa começaria na cozinha e se estendeu pro bar da moradia. Pessoal gente fina, que deu a impressão de conhecer faz tempo. Um conselho aqui: nunca tente acompanhar um dinamarquês (ou uma dinamarquesa) na bebida! é impossível! o mais engraçado é ver que gente é gente em todo lugar! o pessoal se diverte à beça, estuda pesado, e toca a vida numa boa! tentei ir dormir cedo, mas eles decidiram bater na janela do meu quarto para me convidar pra última caixa de cerveja... convite aceito, e fiquei jogando conversa fora... conheci gente dos outros prédios da moradia e a conversa foi longe... achei estranho que o céu nunca ficava preto de vez.

No sábado, foi o dia da faxina.. casa brilhando, depois de ter achado os produtos que queria no mercado, tudo certo! O pessoal que estava indo embora me presenteou com várias coisas pra casa - sofá, abajur... e uma bicicleta por um preço camarada! tenho meu meio de transporte por aqui! (hoje - terça - consegui furar o pneu dela, mas amanhã eu estou de volta pra pista!)

No sábado à noite o pessoal da moradia decidiu fazer um jantar comunitário! depois baralho e pebolim... voltei uns 10 anos no tempo... 52 partidas sem perder no pebolim! na volta do bar pro meu apartamento, o sol já nascia... ou melhor, via a passagem do céu azul escuro pr'um alaranjado, indicativo de que o sol vinha, cheio de vontade. Sentei na janela pra ver o espetáculo e comecei a viajar na minha cabeça... people are people everywhere...

Legal ver como não existem povos fechados ou abertos, existem sim pessoas diferentes, que no fundo tem todos os medos e anseios iguais. Sei lá se isso é fruto da globalização ou da geração Y, mas a vontade de aproveitar a vida, o foco em se fazer algo diferente, os encontros e desencontros que acontecem a toda hora, a vontade de ficar uma hora a mais acordado, e depois mais 10 minutinhos dormindo, isso é sempre assim, em todo lugar!

O domingo estava ensolarado e também cheio de vontade de ter aqueles que amo ao meu lado... o peito apertou e o céu, mesmo azul, ficou feio... torci para passar logo... dormi e sonhei com a minha vida no Brasil.... acordei bem, pronto pra outra.. afinal, eu sou gente e, gente é gente, everywhere.

Té mais então!
Se cuida Holanda! 3 a 2 Brasil, fácil!

bjo!

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Joga bonito!


God morgen Brazilien!

Olá pessoal! espero que tudo ótimo por aí!

A última semana foi muito boa... tenho tirado muitas fotos e no fim de semana vou postar, com os comentários!

Sexta-feira a Europa vai começar a entender o que significa "Joga Bonito"!!!! o comentarista da TV daqui, quando vai narrar algum lance do Brasil, grita, com muito sotaque ...."Go Kaka... JOGA BONITO....!!!!!" hahahaha rachei de rir.... aqui eles acham que "Joga bonito" é um tipo de cumprimento comum no Brasil.... outro dia cheguei na cozinha e tá lá "... Hello Rubens... Joga bonito!!!!" hahahahaah até explicar que em briga de saci não tem rasteira, demorou ! mas foi engraçado!

Então sexta é isso: Joga bonito!
té mais então! fui!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Aniversário - Céu azul, sonhos realizados e saudade!

Boa tarde!

Já faz 29 anos que nunca chove em um 16 de junho! Pelo menos na cidade aonde eu estou! O céu azul e a temperatura aqui em Aarhus hoje foram decerto um belo de um presente.
Deu até para lembrar dos vários 16 de junho quando eu subia correndo à pé da escola para ver o que minha bisavó havia feito na visista especial que ela me fazia todo aniversário... deu até para sentir o cheiro do forno!!!!

Comecei o dia com uma bela xícara de chocolate quente e uma fatia de queijo. Consegui acertar no mercado para comprar manteiga sem sal
(usaltet smør) e queijo suíço (que custa R$ 3,60 kg!!!!), e fiz um belo dum sanduíche para levar para o almoço e, às 7:25 estava lá esperando o ônibus para o meu primeiro dia de trabalho! O ônibus deveria passar às 7:27.... e passou! Ninguém vai de pé, e exatos 25 minutos depois eu estava na Faculdade... com meia hora de antecedência. Fiquei na porta fazendo cera para não chegar tão cedo e um dos professores me conheceu da minha foto (desenho) do Skype. Daí já fui convidado a entrar, tomei um café e pronto, vamos começar!

Tive a sorte de estudar em lugares sempre muito bons, então, sem hipocrisia e com muita honestidade, a faculdade é bem parecida à nossa. Detalhe: nossa clínica é muito melhor e mais bem equipada. O departamento no qual eu estou é um caso à parte, devido ao investimento que possui, então já fui levado à minha sala (vou ter uma sala, no quarto andar, com computador, mesa, internet, impressora, tudo!!!!), que é uma biblioteca desativada que foi transformada em três salas. Vista linda, tudo certo, fui conhecer os demais funcionários e começar a falar de trabalho. O resultado da primeira tomografia impressionou (muito), então creio que vai valer à pena mesmo! Na sexta tenho uma reunião com o chefe da periodontoa daqui, pois vou fazer um outro trabalho de pesquisa por aqui! vamos ver o que vão me oferecer!

Eles tem um conceito de trabalho bem legal por aqui, chamado de KISS - Keep it stupidly simple (mantenha tudo o mais simples possível). Vai ser bom se acostumar com isso!

Sem parar para o almoço, as 4 e meia comi meu sanduba e fui embora... passei pelo centro da cidade para fazer meu passe mensal de ônibus - R$ 90,00 para andar à vontade o mês todo... com o conforto do ônibus daqui, vale muito à pena!

Na volta do centro, fiquei pensando mais uma vez sobre tudo o que passei para estar sentado ali, naquele banco de ônibus, voltando da faculdade para casa... me lembrei das idas à pé pro Santa Maria, do busão pro CTI, do ônibus pro Câmpus, da facilidade que é morar no Mario de Andrade... pensei também na loucura que foi rodar 10 mil km para estar aqui, e, ao mesmo tempo, na loucura que foi estudar tanto tempo para estar aqui.... e pensei na distância, e no fato de estar sozinho aqui no dia do meu aniversário...

Por incrível que pareça, até agora não consegui perceber a distância e, até agora, não consegui me sentir sozinho. Distância e solidão são coisas que existem na nossa cabeça. Você pode morar ao lado de uma pessoa não estar próximo à ela. Você pode estar rodeado por centenas de pessoas, mas se sentir isolado. Eu me sinto tão próximo e tão junto de todos que eu amo que, até agora, não fosse o idioma e as pessoas "esquisitas" que eu vejo na rua, eu poderia imaginar até estar chegando em casa, para comer a velha "pomba" de pão caseiro...

A única distância irremediável é o medo de ultrapassar obstáculos. A única solidão verdadeira é a hipocrisia e o apego ao material. O resto, e com a gente!

té mais então!

Rubão

domingo, 13 de junho de 2010

Cheguei!

lá à todos!

Depois de mais de 26 horas de viagem, somando da hora que saí de casa até a hora que cheguei ao aeroporto de Aarhus, finalmente estou aqui!

A viagem foi tranquila, muito tranquila. Desde Ribeirão até Aarhus, sem nenhum imprevisto, tudo super certo. Na chegada, fiquei na casa da professora, fui à uma festa "junina" bem diferente: é uma festa de verão, mas estava chovendo e frio.... os mais velhos bebendo mais que os mais novos, e o pior: eu não conseguia entender uma palavra! Mas como eu estava morrendo de sono, valeu! Cachorro magro, comi, ri, e fui embora! já eram quase meia noite por aqui e o céu ainda estava claro... estranho!

Hoje vim pra minha moradia temporária.... muito legal também! no final do post, coloquei os vídeos daqui.

Difícil mesmo foi dizer tchau. A sensação de nó no peito nunca foi tão grande. A vontade de chorar foi tão grande que nem isso eu consegui fazer direito... mas ir com data para voltar ajuda! depois escrevo com mais calma sobre isso, mas, só para resumir, é nesses momentos que vemos como temos que valorizar a presença dos que amamos ao nosso redor...

A primeira palavra que aprendi por aqui: Skol! significa "Saúde!!!!" .... é como eles brindam por aqui... e pelo que eu vi, aos fins de semana eles fazem isso bastante!

Amanhã corro atrás dos meus documentos e papéis... trabalho só na quarta, às 8:30!
Até lá, vou ver se conheço um pouco mais daqui!

Aqui são 21:30 agora, o tempo está claro, céu azul e sem sinais de escurecer. Parece umas 16:30 em Araraquara em Junho! vamos ver que horas eu consigo dormir - as 5 horas de diferença ainda estão me perseguindo!


Abraço grande e até mais!

Rubão